Ultima obra pública produzida por Keith Haring. Pisa, Itália
Ontem houve grande comoção nas redes sociais devido ao mural d’osgemeos no Anhangabaú ter sido coberto por tinta cinza. Desde que o mural foi concluido já se sabia que o prédio seria demolido.
Por definição, trata-se de um mural, e não um graffiti, já que é uma obra autorizada, e o graffiti caracteriza-se por ser realizado sem autorização nas ruas. Nós acompanhamos de perto a pintura do mural do Anhangabaú e sentimos tanto quanto Otavio e Gustavo em vê-lo desaparecer.
Enquanto por aqui a prefeitura não se esforça em preservar a arte urbana, ilustramos este post com uma imagem do mural “Tuttomondo” de Keith Haring, de 1989, completamente preservado em Pisa, na Itália.
Veja as fotos do mural do Anhangabaú aqui.
Mural d'OSGEMEOS, antes de ser apagado.
About Lost Art
Lost Art é um coletivo de fotografia, comportamento e arte.
Louise Chin e Ignacio Aronovich são fotografos, jornalistas e curadores. Viajam o mundo atras de novidades e de lugares desconhecidos. Suas buscas os levaram a lugares como Antartica, Alaska, Africa, Jordânia, Laos, Camboja, entre outros destinos. Já documentaram algumas das provas mais dificeis do mundo como Raid Gauloises, Elf Authentique Adventure e a Race Across America. Foram convidados a realizar a exposição inaugural da 202 Gallery da Otto Design Group na Philladelphia, onde apresentaram "Streets of São Paulo". Participaram da primeira edição "Backjumps : Live Issue" em Kreuzberg, Berlim, junto com Bansky, Shepaird Fairey, WK Interactive e Swoon. Publicaram o livro "Graffiti Brasil" pela editora inglesa Thames & Hudson em 2005. Juntamente com André Meyer produziram a tour do Kamikaze Freak Show no Brasil em 2003, e fotografaram diversos espetáculos circenses, performers, dançarinos, shows musicais e teatrais pelo mundo. Em 2008, participaram do Festival della Creatività em Florença, na Italia, e expuseram "Untamed Brazil" no Museu Crystal Worlds em Innsbruck, na Áustria. O site Lost Art está online desde 2000 e é referência na web quando o assunto é arte, fotografia e cultura.
http://www.lost.art.br/
Pingback: Folha.com - Blogs - 1 Banksy a menos… | Da Rua
Queridos,
Não pude deixar de escrever para vocês. Ontem estive no SESC e a informação verdadeira é outra. Dessa vez a responsabilidade não foi da prefeitura e sim dos gemeos. O SESC repintou a parede por uma exigência dos artistas. Seria bom que vcs entrevistassem eles para esclarecer para todos o que aconteceu.
um grande abraço,
Sucesso no blog!
luciana