Bart Simpson vira artista de rua no episódio "Exit Thru the Kwik-E Mart" / reprodução © FOX
Quando alguma manifestação cultural é parodiada no desenho The Simpsons de Matt Groening, pode-se dizer que já faz parte do mainstream. Em um episódio exibido recentemente, Bart Simpson vira um artista de rua e cola posters e adesivos e pinta com spray bombardeando Springfield com “DOPE”, para sacanear Homer.
O episódio cita “Exit Through the Gift Shop” de Banksy, e Bart rapidamente é “descoberto” e vai parar em uma galeria de arte.
Enquanto Bart está agindo na madrugada é abordado por Shepard Fairey, Ron English, Kenny Scharf, e Robbie Conal. As vozes são dos próprios artistas, e algumas frases são tão contundentes que merecem ser traduzidas e citadas aqui:
“Vandalismo urbano é a forma de arte mais quente do momento. ” Shepard Fairey
“Arte de rua não é sobre questionar autoridade.” Shepard Fairey (que ganhou sua notoriedade inicial colando “OBEY” (“Obedeça”).
“Não estou mais no negócio de ajudar posers, agora somente vendo coisas para eles” Shepard Fairey
e a melhor frase do episódio é proferida pelo próprio Bart Simpson:
“Se está em uma galeria, como pode ser arte de rua?”
Assista aqui.
About Lost Art
Lost Art é um coletivo de fotografia, comportamento e arte.
Louise Chin e Ignacio Aronovich são fotografos, jornalistas e curadores. Viajam o mundo atras de novidades e de lugares desconhecidos. Suas buscas os levaram a lugares como Antartica, Alaska, Africa, Jordânia, Laos, Camboja, entre outros destinos. Já documentaram algumas das provas mais dificeis do mundo como Raid Gauloises, Elf Authentique Adventure e a Race Across America. Foram convidados a realizar a exposição inaugural da 202 Gallery da Otto Design Group na Philladelphia, onde apresentaram "Streets of São Paulo". Participaram da primeira edição "Backjumps : Live Issue" em Kreuzberg, Berlim, junto com Bansky, Shepaird Fairey, WK Interactive e Swoon. Publicaram o livro "Graffiti Brasil" pela editora inglesa Thames & Hudson em 2005. Juntamente com André Meyer produziram a tour do Kamikaze Freak Show no Brasil em 2003, e fotografaram diversos espetáculos circenses, performers, dançarinos, shows musicais e teatrais pelo mundo. Em 2008, participaram do Festival della Creatività em Florença, na Italia, e expuseram "Untamed Brazil" no Museu Crystal Worlds em Innsbruck, na Áustria. O site Lost Art está online desde 2000 e é referência na web quando o assunto é arte, fotografia e cultura.
http://www.lost.art.br/
Po, vale lembrar que o Banksy já havia povoado os Simpsons antes com essa abertura das mais semióticas:
http://www.youtube.com/watch?v=DX1iplQQJTo
muito bem lembrado!
É quando pixava ganhava umas borrachadas, banhos de tintas e vários “cópinhos”, se esperasse um pouco mais teria ganhado grana ao invés de tudo isto, mas foi tudo muito bom, “velhos tempos que não voltam mais”, enquanto hoje os valores se invertem ………
Sensacional, não perco um. Mais um episódio para entrar para os favoritos.
Muito bom isso! Adoro os Simpsons.