Mural de Rui Amaral na Av. Paulista. | foto © LOST ART
O mural de 36 metros de altura intitulado ”O Entusiasmo de Anakuma” fica na av. Paulista com Brigadeiro Luiz Antônio (sentido Consolação). | foto © LOST ART
Não tem pra ninguém na Av. Paulista: Com um mural no túnel da av. Paulista (apagado pelo Maluf nos anos 90 e depois pintado novamente), uma obra no Parque Mário Covas, e agora o novíssimo mural da fotos acima, Rui Amaral tem um público diário de mais de 1,2 milhões de pessoas que circulam pela região.
A obra faz parte de um projeto maior que prevê outros murais: na av. Faria Lima, na Consolação, e em outros locais ainda não divulgados. Rui convidou Marcelo Holanda,
Carioca, Askim Passos, e Mlok para ajuda-lo a produzir este mural.
Rui Amaral é artista plástico e pinta na rua desde garoto. Mostra orgulhosamente uma foto de 1983 onde pintou com spray a mão livre um personagem na parede de uma casa próxima a Praça Villaboim, ao lado da FAAP, onde estudou em companhia de Jac Leirner, Leda Catunda, Theo Werneck e outros artistas.
Ao invés de envolver-se em polêmicas sobre o que é ou não é graffiti, ou em discussões sobre a arte de rua e movimentos urbanos, Rui prefere deixar o seu trabalho falar por ele, e celebra o momento: “é um sonho pintar algo deste tamanho”.
Conheça mais sobre Rui Amaral aqui.
O personagem “Bicudo” aparece em vários lugares da obra. | foto © LOST ART
Detalhe de obra de Rui Amaral na Av. Paulista | foto © LOST ART
Detalhe de obra na Av. Paulista. | foto © LOST ART
About Lost Art
Lost Art é um coletivo de fotografia, comportamento e arte.
Louise Chin e Ignacio Aronovich são fotografos, jornalistas e curadores. Viajam o mundo atras de novidades e de lugares desconhecidos. Suas buscas os levaram a lugares como Antartica, Alaska, Africa, Jordânia, Laos, Camboja, entre outros destinos. Já documentaram algumas das provas mais dificeis do mundo como Raid Gauloises, Elf Authentique Adventure e a Race Across America. Foram convidados a realizar a exposição inaugural da 202 Gallery da Otto Design Group na Philladelphia, onde apresentaram "Streets of São Paulo". Participaram da primeira edição "Backjumps : Live Issue" em Kreuzberg, Berlim, junto com Bansky, Shepaird Fairey, WK Interactive e Swoon. Publicaram o livro "Graffiti Brasil" pela editora inglesa Thames & Hudson em 2005. Juntamente com André Meyer produziram a tour do Kamikaze Freak Show no Brasil em 2003, e fotografaram diversos espetáculos circenses, performers, dançarinos, shows musicais e teatrais pelo mundo. Em 2008, participaram do Festival della Creatività em Florença, na Italia, e expuseram "Untamed Brazil" no Museu Crystal Worlds em Innsbruck, na Áustria. O site Lost Art está online desde 2000 e é referência na web quando o assunto é arte, fotografia e cultura.
http://www.lost.art.br/
“Arte pura, colorida cheia de Vida!
Arte misturada ao concreto, abstrato
e no trato com o ser humano, visão
de mundo suburbano…Arte pura, limpa
criada na essência do pintor misturada
a alma de poeta que, ao misturar as
tintas e suas cores, provoca, instiga,
ativa a circulação das veias de uma sociedade bionica, robotica…Arte simples,
bela e singela, onde mistura a tua vida a
do poeta. Arte na rua, no asfalto quente,
é-dificil, porém, possivel…Arte que respira
novos tempos, novas nuances para quem sabe, surgir o respeito as adversidades de tua cidade…Arte que respira vida e vida que respira Arte!”
(Rosa de Sampa)
Adorei e me empolguei…Vou la verificar de perto, qupero respirar essa arte, para que dela, emane as minhas poesias…Abraços