Poluição visual. São Paulo merece algo melhor. Foto © LOST ART
Este blog existe para celebrar a arte e o uso do espaço público para expressão pessoal. Ao nos deparar com aberrações visuais como o mobiliário urbano que ilustra este post sentimos uma tristeza profunda.
Os avanços conquistados pelo programa Cidade Limpa, reconhecido e valorizado mundialmente, perdem espaço para a ganância de uma administração que utiliza o espaço público como fonte de renda, poluindo a cidade de maneira completamente desnecessária.
Lamentamos que um dos motivos de orgulho de São Paulo tenha sido destruído. Aguardamos ansiosamente a resposta dos artistas de rua, que não tardarão a usar estes espaços como forma de expressão pessoal, algo que nos agrada muito mais do que propaganda indesejada de produtos e serviços.
Para as empresas que investiram nesta opção horrenda de publicidade ainda há tempo: basta convidar artistas a ocuparem estes espaços e colocarem um branding discreto, que não seja uma agressão aos moradores da cidade. Sinal de maturidade e respeito com o que foi conquistado.
About Lost Art
Lost Art é um coletivo de fotografia, comportamento e arte.
Louise Chin e Ignacio Aronovich são fotografos, jornalistas e curadores. Viajam o mundo atras de novidades e de lugares desconhecidos. Suas buscas os levaram a lugares como Antartica, Alaska, Africa, Jordânia, Laos, Camboja, entre outros destinos. Já documentaram algumas das provas mais dificeis do mundo como Raid Gauloises, Elf Authentique Adventure e a Race Across America. Foram convidados a realizar a exposição inaugural da 202 Gallery da Otto Design Group na Philladelphia, onde apresentaram "Streets of São Paulo". Participaram da primeira edição "Backjumps : Live Issue" em Kreuzberg, Berlim, junto com Bansky, Shepaird Fairey, WK Interactive e Swoon. Publicaram o livro "Graffiti Brasil" pela editora inglesa Thames & Hudson em 2005. Juntamente com André Meyer produziram a tour do Kamikaze Freak Show no Brasil em 2003, e fotografaram diversos espetáculos circenses, performers, dançarinos, shows musicais e teatrais pelo mundo. Em 2008, participaram do Festival della Creatività em Florença, na Italia, e expuseram "Untamed Brazil" no Museu Crystal Worlds em Innsbruck, na Áustria. O site Lost Art está online desde 2000 e é referência na web quando o assunto é arte, fotografia e cultura.
http://www.lost.art.br/
Besteira.Critíca isso que nunca viu ou fez vistas grossas para a aberração que é a estação Pinheiros do Metrô.Vão dizer que é poluição interna,mas sou obrigado a ver telas e telas que são vinte vezes maiores que esse reloginho aí em cima,que deve estar na mira do blog por ser obra do PT.
Finalmente alguém que critica isso… Parabéns! Por mim, tinha que acabar com toda e qualquer publicidade em tudo quanto é lugar, não aguento mais tanta mentira, tanta sedução autoritária, fazendo todo mundo de idiota e perversamente ditando o rumo do mundo. Nós artistas devíamos ser os primeiros a ir contra a publicidade que nos engole e não babar ovo por patrocínio. Sei que precisamos do ganha-pão, mas as consequências tem sido trágicas para a cultura… Perdi a fé…
Só lamento o fato do blogueiro,nas entrelinhas,incentivar os pixadores a destruir patrimônio municipal de São Paulo.
Não citamos partidos políticos, pixadores ou vandalismo no post. Achamos natural que artistas também possam usar o espaço público, ao invés do uso apenas visando fins lucrativos. E se as empresas plantassem árvores na Av.Paulista? Seria algo bem mais útil que propaganda ou relógios, e não teria o impacto visual negativo do mobiliário urbano que apenas polui.